domingo, 19 de fevereiro de 2012

A Whole New World

A whole new world / Every turn a surprise / With new horizons to pursue / Every moment, red-letter


Ouvi essa música e achei que ela se encaixava bem no tema que eu estava querendo escrever esses dias (sim, por mais que eu demore horrores a postar alguma coisa aqui eu fico pensando sobre o que seria legal escrever!)


Então vamos a um questionamento que algumas pessoas me fizeram esses dias:


"Clarice, você não tem postado fotos de lugares turísticos, não fez nada por ai ainda não?"


>.<


Primeiro ponto: Adaptação. Tipo, eu vim pra cá e não me organizei para conhecer a cidade e depois começar a viver aqui. Não, eu fui louca e cheguei aqui em um domingo às 17 horas e na segunda-feira (sim, o dia seguinte, sabe?) eu comecei as minhas aulas. Por mais que eu fosse acostumada a acordar cedo no Brasil, aqui (ao menos para mim, já que Fortaleza não estava em horário de verão) havia uma diferença de - 3horas. Se eu queria acordar as 8 da manhã, no Brasil isso seria as 5 da manhã.


Legal, né?


>.<


Isso me rendeu uma falta, logo no 2o dia de aula, porque eu precisava comprar casacos e comida! Ainda estou com problemas para acordar cedo, então, normalmente, eu almoço e depois vou a aula. Prefiro deixar o final de semana para passear (o que está funcionando mais ou menos)


Segundo Ponto: É diferente morar em uma cidade e fazer turismo nela. Por exemplo, quantos de vocês já fizeram turismo dentro da sua cidade? Fiz isso em Fortaleza, mas muitas vezes por acaso do que por vontade, ou então porque o local fazia parte do meu roteiro ou costume, como ir a praia, ou passar na feira da beira mar, ou comer caranguejo, etc...


Morar em Londres, um local que recebe tantos turistas o tempo todo, não é diferente. Tenho que encaixar o fato "fazer turismo" no meu cotidiano de ir as aulas, supermercado, divertir-me, etc. Então, isso fica um pouco complicado.


Terceiro e super importante ponto: Fazer turismo em Londres é caro. MUITO caro. Coloque no seu orçamento sua moradia, seu transporte, sua alimentação, diversão (ou seja, basicamente, ir a pubs) e ainda tente encaixar o valor é que cobrado pelas atrações turísticas.


Vi em um site, chamado Mapa de Londres (http://mapadelondres.org) uma lista de atrações e preços, eu dei uma olhada em alguns deles para conferir, é mais ou menos esse preço mesmo, então tenham uma ideia de como é fazer turismo por aqui (claro que há opções gratuitas, elas estão com a minha preferência nesse momento, o valor está em libra):



All Hallows By The Tower (Gratuita)
BAPS Shri Swaminarayan Mandir (Adulto: 2,00 / Criança: 1,50)
Benjamin Franklin House (Adulto: 7,00/ Criança: gratuito)
British Museum (Gratuito)
British Music Experience (Adulto: 12,00/ Criança: 6,00)
Buckingham Palace (Preços de 2012 ainda não divulgados. Em 2011, Adulto: 17,50 / Criança: 10,00)
Cartoon Museum (Adulto: 5,50 / Criança: 3,00)
Chelsea FC Stadium Tour (Adulto: 18,00 / Criança: 12,00)
Chelsea Physic Garden (Adulto: 8,00 / Criança: 5,00)
Churchill War Rooms (Adulto: 16,50 / Criança: gratuito)
Design Museum London (Adulto: 8,00 / Criança até 12: gratuito)
Fan Museum (Adulto: 4,00 / Criança até 7 anos: gratuito)
Guards Museum (Adulto: 4,00 / Criança: gratuito)
Hampton Court Palace (Adulto: 15,95 / Crianç: 8,00)
HMS Belfast (Adulto: 14,00 / Criança: gratuito)
Imperial War Museum (Gratuito)
Jewel Tower (Adulto: 3,20 / Criança: 1,90)
Kew Gardens (Adulto: 13,90 / Criança: gratuito)
London Bridge Experience (Adulto: 23,00 / Criança: 16,00)
London Eye (Adulto: a partir de 17,00 / Criança: a partir de 9,90)
London Royal Parks (Todos gratuitos)
London Transport Museum (Adulto: 13,50 / Criança: gratuito)
London Zoo (Adulto: 18,50 a 21,00 / Criança: 15,10 a 17,50)
Madame Tussauds (Adulto: a partir de 27 / Criança: 23,10)
Museum of Brands (Adulto: 6,50 / Criança: 2,25)
National Gallery (Gratuito)
National Maritime Museum (Gratuito. Para o Observatório: adulto: 10,00/ Criança: gratuito)
National Portrait Gallery (Gratuito. Mostras eventuais cobram 6,00/5,00)
Palace of Westminster (Adulto: 15 libras/Criança: 6,00)
Royal Air Force Museum (Gratuito)
Royal Mews (Adulto: 8,250 / Criança: 5,20)
Royal Observatory (Adulto: 10,00 / Criança: gratuito)
Science Museum (Gratuito)
Shakespeare’s Globe Theatre (Adulto: 12,50 / Criança: 8,00)
St. Paul’s Cathedral (Adulto: 14,50 / Criança: 5,50)
Tate Britain (Gratuito)
Tate Modern London (Gratuito)
The Banqueting House (Adulto: 5,00 / Criança: gratuito)
The Monument (Adulto: 3,00 / Criança: 1,50)
The Queen’s Gallery (Adulto: 9,25 / Criança: 4,65)
Tower Bridge Exhibition (Adulto: 8,00 / Criança: 3,40)
Tower of London (Adulto: 19,80 / Criança: 10,45)
Wellington Arch (Adulto: 3,90 / Criança: 2,30)
Wembley Stadium Tours (Adulto: 16,00 / Criança: 9,00)
Westminster Abbey (Adulto: 16,00 / Criança: 6,00)
Wimbledon Lawn Tennis Museum (Adulto: 11,00 / Criança: 6,75)
Wimbledon Tour Experience (Adulto: 20,00 / Criança: 12,50)
Windsor Castle (Adulto: 17,00 / Criança: 10,20)
Winston Churchill’s Britain at War Experience (Adulto: 12,95 / Criança: 5,50)


Essa lista foi, basicamente, copiada e colada do site Mapa de Londres, então o crédito de buscar os preços é dele!


Minha prioridade está sendo conhecer espetáculos da Broadway que saem entre 30-90 libras. É por isso que não tenho feito muito turismo. claro tem algumas atrações legais que são gratuitas como conhecer os parques (o que não tive muita coragem porque o clima estava frio e agora está começando a ventar muito), fui ao British Museum e adorei, vale a pena conferir. Tenho planos de ir, nos próximos dias, ao Imperial War Museum. Queria ter feito o tour da Westerminster Abbey, mas sério... 16 libras!!! 16! Uma hora criarei coragem, tenho fé.
Fiz algumas coisas turísticas mais por necessidade do que por intenção, como usar aquelas cabines telefônicas, porque eu ainda não tinha comprado um chip daqui. E tenho que confessar, foi uma das minhas piores experiências! As cabines telefônicas, embora um marco da cidade, são sujas, feias e fedorentas! Tive que andar vários quarteirões até achar 1 que eu tivesse coragem (sim, coragem) de entrar, e ainda sai de lá direto para um banheiro para lavar minhas mãos. Já andei nos famosos ônibus de 2 andares (porque eu preciso pegar ônibus aqui), comi fish & chips (apenas congelado, porque eu sobrevivo de comida congelada), andei de underground (que é como eles chamam o metrô aqui), fui em pubs (porque a única coisa que eles fazem aqui para se divertir é ir para pubs) e tomei chá (porque eu sou uma viciada em chá).
Bom, tenham em mente como é diferente morar em uma cidade ou vir a esta cidade apenas a turismo. Londres é uma cidade cara. Ótima de se viver, mas cara.



4 comentários:

  1. Como tu consegue sobreviver aí com 7 libras por dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A comida não é tão cara. E na parte do transporte eu tenho um Oyster, que é o cartão de transporte. Pago uma tarifa, ando livremente pelo metro das zonas 1 e 2 e de ônibus por toda a cidade.

      Excluir
  2. Respostas
    1. mais pra frente. Estou vendo se consigo comprar por 14 libras essa entrada ^^

      Excluir