sábado, 11 de fevereiro de 2012

Baby it's cold outside

Eu amo Fortaleza, tenho muitas pessoas queridas, gosto da cidade em si, o mar é bonito, o povo, geralmente, bem legal e tudo mais, porém eu não gosto do clima.

Na realidade eu detesto o clima.

Nada contra quem gosta de praia e tudo mais, porém, sério, 30 graus o ano TODO. E não é quem nem São Paulo que faz todas as 4 estações do ano em 1 dia, Fortaleza é assim: sempre quente. Variação térmica de 24o (e de noite, quando faz frio) e 30o de dia, 35 nessa época do ano, dezembro/janeiro/fevereiro. Então eu fiquei muito feliz em vir para Londres, tipo, além de ser Londres, estamos no inverno e é FRIO e eu amo lugares frios.

Mas nós, de terras quentes, não pensamos bem sobre o que é realmente essa coisa de lugar frio.

1o passo da complicação: arrumar a mala.

Sim, eu coloquei certo A mala. Vocês deveriam pensar: "sério Clarice, você vai passar 6 meses, como diabos você só leva 1 mala?". Simples: eu não tenho muita roupa de frio. Por que diabos eu teria muitas roupas de frio? eu moro em FORTALEZA, andar de manga comprida já é quase um absurdo. Então minha mala veio cheia de blusinhas bonitinhas de alcinhas e sem mangas, e esse tipo de roupa não ocupa muito espaço. Outro motivo que me levou a não comprar essas roupas no Brasil: aqui tá no final do inverno, então as roupas de frio estão de promoção, logo, preciso de 1 mala só para voltar com as minhas roupas novas =) Eu até fiz as minhas compras esses dias, mas postarei depois sobre a minha saga de compras por aqui ^^


2o ponto da complicação: tudo esfria rápido.

Isso pode parecer besteiras, mas eu costumo comer tudo muito quente, e qualquer coisa esquecida por 5 minutos na mesa, quer dizer que ela vai esfriar rápida, e isso é chato. Claro, o que também vale como vantagem para coisas geladas, o que iria esquentar vai ficar gelado mais tempo.


Essa semana a temperatura variou por aqui em -7 (de NOITE gente), e acho que a máxima foi de 5 graus. Dentro da casa tem aquecedor, então que a temperatura média do meu quarto é de 20o. Felizmente já estou me acostumando com esse frio.

Tirei a foto ao lado assim que desembarquei no aeroporto daqui.

3 ponto: O frio dá sono e as baterias duram menos

Eu, praticamente, não tive muita coragem para fazer coisas turísticas. É certo que eu penso "cara, tenho 6 meses aqui, posso fazer isso depois", mas o motivo verdadeiro é que o frio dá preguiça. Sabe quando você tem que acordar cedo e está caindo aquela chuva gostosa do lado de fora e você está debaixo de um monte de cobertas confortáveis e não quer se levantar? Tire a chuva e deixa apenas o friozinho agradável. É assim o tempo todo. Logo, dá preguiça de sair. Tenho que chegar cedo na escola para resolver umas coisas com eles sobre o meu passe de transporte público, mas só consigo chegar em cima da hora da aula. Daí já viram: chegar atrasada na aula ou resolver a minha parte burocrática? Minha reposta: pontualidade britânica (estou penando com isso!!!!). Talvez na próxima aula eu consiga chegar cedo (eu penso assim todos os dias)

Uma outra curiosidade que aprendi aqui (eu não sabia e sequer tinha reparado, mas foram as pessoas daqui que me disseram, e eu não verifiquei a veracidade disso na internet): as bateria duram menos no frio. Meu celular descarrega muito rápido!!!!!! Isso, sinceramente, não é algo que eu teria pensado ou percebido se não tivessem me dito.

4o ponto: Acostumar-se com coisas que estiveram sempre fora da sua rotina por causa do clima

Eu sou uma pessoa altamente descuidada com a minha pele e com minha imagem. só uso maquiagem se for necessário e sempre detestei passar hidratantes, mas aqui isso não é um luxo, é uma necessidade. A pele fica ressecada muito fácil, eu até estou tentando lembrar do hidratante todos os dias, mas é muito fácil eu esquecer disso. Assim como do protetor labial, meu lábio fico logo todo ressecado. Por exemplo, essa semana esqueci de passar o protetor labial antes de ir dormir (eu quase sinto que estou me maquiando para ir dormir!!!) e agora estou com uma maldita afta no lábio.

Outra coisa que tenho que me policiar para não esquecer são as luvas e o cachecol. Ignoro as meias térmicas, eu as odeio. Normalmente eu uso um casaco quente, mas odeio usar essas malditas meias grossas. Dentro de casa também tenho usado um sapatinho porque o chão é frio (é esse ai na foto ao lado).

5o e último, mas o mais importante!: Não se engane com o sol!

Eu cai na besteira, ontem (sexta-feira 10.02) de acreditar que, porque eu via o sol eu não iria morrer de frio. Não se deixem enganar por isso, por favor. Talvez essa minha lógica seja obviamente errada para quem mora em locais que tem inverno, mas vejam bem, eu sou de Fortaleza, para mim se tem sol é porque faz calor e se está nublado é porque deve chover e deve estar um pouco menos quente. Logo, se eu estou em um lugar e tem sol eu vou, naturalmente, acreditar que o lugar não vai estar tão frio assim.

Há, tenho certeza que o Sr. Destino riu da minha cara quando eu formulei essa lógica na minha cabeça. Assim eu sai ontem apenas com uma blusa térmica, uma blusa de manga cumprida, um casaco de moletom, calça jeans e tênis, ou seja, nada que esquentasse muito. Eu estava tão iludida com o sol que, pela primeira vez esqueci as luvas e o cachecol!!! O resultado disse foi uma pobre Clarice voltando para casa das 22hrs, morrendo de frio porque a sensação térmica era de -2o!!!!!!! Logo, não se iludam com o maldito sol.

3 comentários:

  1. Saudades do friozinho (que de diminutivo não tem nada!) do inverno europeu...

    Estive na Alemanha, mas lembro da passada rápida que fiz em Londres... Bela cidade, queria ter conhecido mais dela.

    Boa estadia, Cla!

    ResponderExcluir
  2. Não sabia dessa da bateria e fui pesquisar.
    Tecnicamente ela não descarrega mais rápido, o problema é que quando muito fria, ela não consegue entregar toda energia armazenada. Isso ocorre pq as reações que transformam energia química em elétrica ocorrem mais devagar. Se ela esquentar um pouco a energia volta a poder ser liberada. Talvez colocar no bolso onde ela consiga pegar o calor do corpo resolva.
    Por outro lado baterias muito quentes também perdem corrente, mas isso é outra aula hehehhe.
    Babilhões de beijos em tu Clacla!

    ResponderExcluir
  3. Ai, se eu ja consigo sentir frio no ar cond, que dirá esquecer um cachecol, iam me achar congelada morta!
    Mas cla, e a comida??? oq tu tem comido? algum restaurante novo? e os pubs? @_@

    ResponderExcluir